A Liga Esportiva de Santarém confirmou no inicio da tarde desta quinta-feira, 06, que foi cancelado a realização da Copa Oeste do Pará na cidade de Santarém.
Conforme nota da Liga, o motivo do cancelamento da realização da copa se deu por conta do governo do Estado ter cancelado o repasse financeiro que custearia a realização dos jogos. Segundo o presidente da Liga, Antonio Campinas, o governo do estado teria se comprometido em repassar para Federação Paraense de Futebol o valor de R$ 100 mil, que seria para arcar com as despesas da Copa Oeste, mas na manhã desta quinta-feira o governo informou que o repasse seria cancelado, por conta da campanha Eleitoral do Plebiscito. De acordo com Campinas, o governo alegou que se fizesse o pagamento poderia ser caracterizado compra de votos e, adiou o repasse para somente depois da eleição em dezembro, sendo que, para os diretores das Ligas fica impossível realizar a copa na segunda quinzena de dezembro por conta das festas de final de ano.
A XI Copa Oeste do Pará de 2011, que seria disputada em Santarém com início no próximo sábado, 8, já tinha confirmação da participação de sete seleções: Santarém, Altamira, Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Juruti, que estaria competindo como favorita.
A seleção jurutiense, a campeã 2010, entraria na abertura com o favoritismo por ser a atual campeã da competição e por ter conseguido bons resultados em amistosos com outros municípios.
Essa seria a primeira vez que a Copa Oeste teria como sede a cidade de Santarém, o que conseguiu maior participação das seleções pela facilidade de acesso. Os jogos aconteceriam estádio Barbalhão.
tcnnew