Promoções Magalu é no Mix

https://www.magazinevoce.com.br/magazinemixcomercial/

sexta-feira, 12 de julho de 2013

CDA Tenta Vaga na Final Pelo Sub-17 Neste Sábado

Com 100 % de aproveitamento na fase de grupo, mas com saldo de gols menor que a equipe do São Cristóvão, que terminou como líder da chave "A", o CDA joga todas as fichas neste sábado (13/07) pela Semi-final do Campeonato Alenquerense Sub-17. Os meninos da Toca terão pela frente, talvez, o seu maior desafio dentro da competição, o time do São Cristóvão, que também está invicto e com maior saldo de gols, com isso leva a vantagem do empate para a decisão.

O técnico Fábio Cabeção sabe da importância de uma vitória e deverá entrar com uma time bastante ofensivo, mas com uma forte marcação no sistema defensivo. Segundo o técnico, os atletas estão bastante otimistas, unidos e com os pés no chão. O craque azulino, Wellivelton, não preocupa mais, ele passou por exames em Santarém, mas estará apto para o jogo.

O time treinou durante a semana no campo do DER e teve um bom desenvolvimento na marcação e no ataque, e já encontra-se em regime de concentração.

Cabeção já divulgou a lista e o Leão Azul da Toca deverá entrar em campo com os pés de: Kaskata; Bebê; Railson; Maurinho; Derivan; Margote; Matheus; Kiko; Paulo Ezídio; Wellivelton e Matheus Tote. Opções para a segunda etapa: Jadson; Clenildo; Dirlan (Macaco); Filho; Bruno e Léo.

O jogo será neste sábado, dia 13/07, no campo do DER a partir das 15:30hs valendo vaga na grande decisão do Campeonato Alenquerense Sub-17 2013.

domingo, 9 de junho de 2013

Alenquer - Pará - Brasil

De acordo com Fulgêncio Simões, na obra citada pelo historiador Palma Muniz, o município de Alenquer constituiu uma das zonas de catequese dos capuchos da Piedade, que estabeleceram uma aldeia com o nome de origem portuguesa de Arcozellos, provavelmente no final do século XVII, à margem do rio Curuá, que atraiu os índios da região para o local. Alguns deles, como os da tribo dos Barés ou Abarés, eram ali aldeados.

Uma série de dificuldades determinou a mudança da sede dos capuchinhos para outro lugar, onde, com o auxílio dos índios do rio Trombetas, fundaram a aldeia de Surubiú, denominação dada pela sua situação à margem do rio do mesmo nome.

Quando Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, veio governar o Estado do Grâo-Pará e Maranhão, trouxe ele instruções de dar uma nova feição administrativa à Amazônia.

Entre as medidas a serem implantadas estava a de elevar à categoria de vila as povoações que julgasse em condições de merecer.

Dessa forma, em 1758, o governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado elevou à condição de vila esse povoado, com o nome de origem portuguesa de Alenquer, criando, assim, o Município.

Logo após a adesão do Pará à Independência do Brasil, os descontentamentos se alastraram, pois os portugueses continuavam no poder. Primeiramente houve a revolta em Cametá, que alastrou-se pelo interior.

De Santarém preparou-se a defesa do Baixo-Amazonas com a organização de uma tropa santarense. Os insurretos, já tinham ocupado Gurupá, Prainha e Monte Alegre e seguiram para Alenquer, onde ocuparam sem reação a 28 de março de 1824. Para combatê-los, seguiu um destamento de Santarém, sob o comando do tenente Francisco Caetano da Silva, sendo vitorioso após um curto combate.

A vitória obtida contra os insurretos em Alenquer; Como Município, Alenquer entrou no regime imperial brasileiro, até que, o Conselho do Governo, na sessão de 14 de maio de 1833, retirou-lhe a condição de vila, passando, assim, o seu território a fazer parte do de Santarém, até 1848, ocasião em que foi restaurado pelo disposto na Lei nº 140, de 23 de junho e instalado a 11 de janeiro de 1849.

No mesmo dia tomou posse a Câmara Municipal presidida por Teodósio Constantino Batista. Ainda no Império a elevação de Alenquer a termo judiciário, ocorreu a 1º de maio de 1874, com um conselho de jurados, que se reuniu pela primeira vez no dia 15 de dezembro daquele ano, sob a presidência de Inocêncio Pinheiro Corrêa, Juiz de Direito da Comarca de Santarém, da qual fazia parte o novo termo judiciário.

A elevação do termo de Alenquer à categoria de Comarca ocorreu a 29 de de março de 1883, através da Lei nº 1.145. Porém, somente no regime republicano foi classificada como 2ª entrância, pelo Decreto nº 118, de 3 de janeiro de 1890. Seu primeiro Juiz de Direito foi Afonso Barbosa da Cunha Moreira.

A elevação da vila à condição de cidade ocorreu ainda no Império, pela Lei nº 1.050, de 10 de junho de 1881. Após a Proclamação da República, todas as Câmaras Municipais foram extintas, substituídas por Conselhos de Intendência.

A de Alenquer teve sua extinção determinada pelo Governo Provisório do Pará a 15 de março de 1890, pelo Decreto nº 107. No mesmo dia, o Decreto nº 108 criava o Conselho, presidido por Fulgênio Firmino Simões. A posse ocorreu a 7 de abril seguinte.

O município de Alenquer figura no Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, que relaciona todos os Municípios do Estado, como também no Decreto nº 72, de 27 de dezembro do mesmo ano, que versa sobre o mesmo assunto.

Também figura na Lei nº 8, de 31 de outubro de 1935 e nos quadros da divisão territorial do Estado a vigorar para o período de 1936-1937, em que o Município compreendia quatro distritos: Alenquer, Curuá, Cuipéua e Paraná-Miri.

Já no quadro anexo do Decreto-lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, e pela divisão estabelecida pelo Decreto nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, o Município passou a ter dois distritos: Alenquer (cujo território estava acrescido dos de Cuipéua e Paraná-Miri) e Curuá.

Em 1955 o Município de Alenquer teve seu território desmembrado, com a elevação do distrito de Curuá à categoria de Município, através da Lei nº 5.924, de 28 de dezembro, sendo instalado em 1977. Atualmente o município de Alenquer é constituído, apenas, pelo distrito-sede.

CULTURA

Duas grandes festividades marcam as manifestações de cunho religioso, no município de Alenquer. A primeira delas, a Festa de São Benedito, Padroeiro do bairro de Loanda, acontece no mês de janeiro com novenário, arraial e encerramento com procissão.

No mês de junho, acompanhada de procissão, arraial e leilão, acontece a festividade de Santo Antônio. Outras manifestações populares, porém, merecem destaque.

É o caso da quadra carnavalesca, da quadra junina e da festa de Natal. Nos festejos juninos, ocorrem apresentações de bois-bumbás, com destaque para os bois Veludinho e Malhadinho e do Pássaro Pavão Misterioso. Há, ainda, um grupo pastoril o Pastoral, bem como a dança do Marambiré. Segundo Loureiro & Loureiro (1987), apesar do município de Alenquer não ter grande influência negra na sua formação étnica, com os movimentos dos quilombos, um grande grupo de negros fugidos das fazendas de Santarém, localizou-se às margens do rio Curuá, onde constituiu um mocambo, a que deram o nome de Pacoval.

Portanto, o Marambiré é uma manifestação de origem africana que faz apresentações na época do Natal e durante as festividades de São Benedito. O artesanato de Alenquer não apresenta muita variedade. As peças confeccionadas pelos artesões locais são fabricadas, basicamente, com matéria -prima extraída da fauna e da flora, com destaque para os trabalhos com ouriços de castanha, coco, raízes, conchas, sementes e outros.

Além disso, há os trabalhos artesanais de empalhamento de aves, peixes, bem como pintura e desenho. A beleza e a conservação da igreja de Santo Antônio de Alenquer fazem dela o mais importante monumento histórico.

Além do templo, porém, destacam-se, na cidade, os prédios da Prefeitura Municipal e do Grupo Escolar Fulgêncio Simões. Vinculados à Prefeitura Municipal de Alenquer, estão os dois principais equipamentos culturais da cidade: a Biblioteca Pública e a Casa da Cultura.

O município de Alenquer pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de Santarém.

A sede municipal tem as seguintes coordenadas: 01º 56' 00" S e 54º 44' 00º W Gr. LIMITES Ao Norte - Município de Almeirim A Leste - Município de Monte Alegre Ao Sul - Município de Santarém A Oeste - Municípios de Óbidos e Curuá

SOLOS
Considerando-se uma distribuição geográfica, pode-se identificar cinco associações de solos no município: latossolo Amarelo distrófico textura média e areia quartzosa distrófica; Podzólico Vermelho-Amarelo textura argilosa e Podzólico Vermelho-Amarelo equivalente eutrófico textura argilosa, gley pouco húmico, eutrófico textura indiscriminada e solos Aluviais eutróficos textura indiscriminada

VEGETAÇÃO

A vegetação é bastante diversificada. A floresta equatorial úmida está presente nas terras firmes, apresentando espécies variadas, incluindo a presença da castanheira que ocorre, de modo constante, nas áreas de solos com acidez mais baixa. Nas áreas mais baixas sujeitas a uma umidade mais elevada, a vegetação é de várzea, com a presença freqüente de palmeiras, intercalada com a vegetação herbácea rasteira dos campos de várzea. A presença de campos também é constante ao norte do Município, onde os solos são pobres e vegetação predominante é graminóide com arbustos esparsos.

PATRIMÔNIO NATURAL

A alteração da cobertura vegetal natural, trabalhando com imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, era de 6,71.

Os acidentes geográficos mais importantes são os rios Amazonas e o Curuá, este com o seu principal afluente, o Cuminapanema.

O rio Curuá contém várias cachoeiras, entre elas: Cachoeirinha (uma das menores existentes no rio Curuá), Cajuti, Benfica, Japi, Brigadeiro, Cumaru, Tracajá, Três Botas, Birimbau, Ariramba, Frieira e do Pilão. Quanto aos lagos, os mais conhecidos são: o Curumu (com 4.500m x 1.500m), Uruxi, Capintuba, Botos, Lago Grande de Juaru etc, que oferecem belas paisagens com vitórias-régias, praias, garças e as conchas de itã.

Destacam-se as ilhas Araripi, Juruparipacu entre outras. Como patrimônio natural pode-se incluir, ainda, a área indígena Cuminapanema/Urucuriana com 2.175.000 ha (21.750 km²), sendo que parte dele se localiza no município de Óbidos. Interessantes, também, são as áreas de grande beleza cênica e pinturas ruprestes, encontradas no local denominado Morada dos Deuses.

TOPOGRAFIA
A topografia do Município apresenta variações altimétricas de certa relevância, considerando-se sua porção setentrional, localizada em áreas do Planalto Dissecado Norte da Amazônia, cuja comprovação é facilmente percebida pelos trechos encachoeirados dos rios Curuá e Cuminapanema, e cujas maiores elevações ao norte, atingem cerca de 400m.

GEOLOGIA E RELEVO

A estrutura geológica do Município é relativamente simples, embora apresente um grande número de unidades litoestratigráficas. Na sua porção setentrional, expõem-se rochas de idade Pré-cambrianas referidas ao Complexo Guianense, de natureza granitognaíssica, e ao Supergrupo Vatumã, com suas subunidades Grupo Iricoimé e Suite Intrusiva Mapuera, de natureza vulcano e plutônica, respectivamente.

Na porção meridional, já em áreas da Bacia do Amazonas, predominam, em grande extensão, rochas sedimentares paleozóicas, representadas pelas Formações: Trombetas (Siluriano); Maecuro, Ererê e Curuá, de idades Devonianas Inferior, Médio e Superior, respectivamente; Monte Alegre, Itaituba e Nova Olinda, datadas do Carbonífero Inferior, Médio e Superior, respectivamente. Ressalte-se, ainda, a importante presença de rochas básicas (diques de diabásio), de idade Juro-Cretácicas (Mezozóico), e dos sedimentos terciários da Formação Alter do Chão (FM, Barreiras) e os inconsolidados de idade quaternária.

HIDROGRAFIA

Os principais rios do Município são: o Amazonas, ao sul, que faz limite com o município de Santarém com seus lagos, ilhas, furos e paranás, entre os quais o paraná de Alenquer que banha a sede municipal ; o Curuá que nasce no Município e corta o seu território no sentido norte-sul, apresenta dificuldade para navegação no seu médio e alto curso, devido à grande intensidade de cachoeiras e corredeiras, tais como: Cajuti, Benfica, Brigadeiro, etc. O rio Curuá desemboca no lago dos Botos e se interliga ao Amazonas pelo paraná de Alenquer. Os seus principais afluentes são: pela margem esquerda, o igarapé do Inferno e, pela margem direita, os rios Mamiá e Cuminapanema.

CLIMA
O clima apresenta a característica geral da microrregião obtida das observações do posto meteorológico mais próximo do Taperinha no município de Santarém. A temperatura relativamente elevada durante todo o ano, apresenta diferenças insignificantes entre as médias mensais e anuais.

A média é de 25,6ºC, com máxima de 30,9ºC e mínima de 22,5ºC. A umidade relativa é elevada, com valores entre 79% e 92%. A precipitação pluviométrica anual fica bem próxima de 2.000mm.

O clima é, segundo Köppen, o Ami. Há duas estações bem definidas: a que vai de dezembro a julho, com chuvas abundantes e, outra, de agosto a novembro, caracterizada por uma estação seca, com totais mensais inferiores a 60 milímetros.

Fonte: SEPOF-PA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ligas da Calha Norte, Prevêem Pouco Público na Copa Oeste em Santarém.

Calha Norte registra grande público na Copa Oeste
Mesmo a capital mocoronga demonstrando boa estrutura e mais facilidades para a chegada das delegações, alguns presidentes de Ligas dos municípios da Calha Norte, demonstraram algumas insatisfações. Segundo os mesmos, a falta de público nos jogos e o desinteresse por parte da imprensa local na divulgação do evento, são uns dos fatores, uma vez que nos municípios vizinhos são dado total apoio, tanto de torcedores quanto da imprensa, que dão maior dinâmica e priorizam o evento. Para alguns cronistas esportivo, a Copa Oeste já é um sucesso absoluto nas cidades da região, mas que ainda não despertou o interesse dos santarenos, o que leva a competição a perca de uma maior visibilidade.
Coronel Nunes, presidente da FPF

Na última quinta-feira (23), a Federação Paraense de Futebol confirmou a realização de mais uma Copa Oeste do Pará de Seleções que, este ano, será em Santarém, assim como em 2012.  A reunião que definiu os preparativos aconteceu na tarde desta quinta-feira, na sede da Liga Esportiva de Santarém (LES). A competição será entre os dias 17 e 25 de agosto, no estádio Colosso do Tapajós.

Doze equipes participarão da competição: Santarém, Oriximiná, Juruti, Monte Alegre, Itaituba, Alenquer, Altamira, Almeirim, Belterra, Prainha, Óbidos e Porto de Moz. O modelo de disputa da Copa Oeste de Seleções é similar ao de uma Copa do Mundo. Serão divididos três grupos com quatro times, com o melhor de cada um mais o melhor segundo colocado se classificando para as semifinais.

terça-feira, 28 de maio de 2013

A Decisão do Super Clássico Será Sábado, dia 1º de Junho.

Aningal X Internacional no campo do DER
A partida que decidirá o "Super Clássico Ximango" acontecerá neste sábado, dia 1º de junho, no campo do DER a partir das 16:00hs horário local.
O Clássico entre os dois clubes mais tradicional do futebol alenquerense, é uma competição a parte organizada pela Liga Alenquerense de Desportos Atlético (LADA), numa melhor de 3 (três) partidas, sendo que as duas primeiras seriam realizadas no aniversário de cada clube, e a terceira e última, seria decidida no período das festividades de Santo Antonio, Padroeira do município de Alenquer. Os confrontos estão empatados, uma vitória para cada equipe, caso o o terceiro jogo termine empatado a decisão será decidida nas penalidades e terá arbitragem da cidade de Monte Alegre.
Para este ano, a Liga Alenquerense trará novidades, o campeão do confronto receberá a faixa do Norte Clube Montealegrense no dia 10 de junho, dia o aniversário de Alenquer. Enquanto o segundo colocado, receberá um time da cidade de Prainha na véspera do aniversário, 09 (nove) de junho.
Devido a interdição do estádio Heriberto Batista, todas as partidas serão realizadas no campo do DER, e terão jogos preeliminares, ainda a ser divulgada pelos organizadores.

Campeonato Alenquerense Feminino
Confira a classificação:
Grupo A: 
1º Brasil - 00 pontos ( -02 gols)
2º Esperança - 00 pontos ( -06 gols)
3º Santa Rita - 00 pontos ( -10 gols)

Grupo B:
1º Milan - 06 pontos 
2º Primavera 03 pontos (+06 gols)
3º Independente 03 pontos (+02 gols)

Próximos jogos, dia 09/06:
Milan X Brasil às 15:00hs
Esperança X Independente às 17:OOhs

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CDA Vence na Estreia pelo Sub-17

Carecão do DER na partida entre CDA e Progresso pelo Sub-17
Em um jogo de 9 (nove) gols, o Clube Desportivo Alenquerense (CDA) venceu a equipe do Progresso do bairro da Liberdade por 6 a 3.
A partida foi marcada por grandes lances e gols bonitos no campo do DER no último sábado (25). O Leão-azul da Toca, começou o jogo atrás no placar, mas mantendo a calma e tocando a bola, chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os meninos da Toca viraram e comandaram o placar.
Segundo o comandante da equipe, Fábio Cabeção, a equipe mostrou algumas deficiências no posicionamento da defesa, porém, normal para um jogo de estreia. Cabeção, deverá fazer treino tático e técnico durante a semana para corrigir os erros e melhorar a postura da equipe para as próximas partidas.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Copa Oeste 2013 será em Santarém.


Coronel Nunes, presidente da FPF, com desportistas em Santarém
Em reunião com representantes das equipes que disputarão a Copa Oeste 2013, o presidente da FPF (Federação Paraense de Futebol), que o evento será sediado pelo município de Santarém, apesar de municípios como Óbidos e Altamira terem pleiteado o posto de sede da competição.
Havia um temor por parte da organização da Copa Oeste, de que os jogos não pudessem acontecer no estádio Barbalhão devido às obras de reforma e conclusão daquela praça de esportes. Porém, o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Erasmo Maia, garantiu aos representantes dos municípios e ao presidente da FPF, Antonio Carlos Nunes, que não haverá problemas para a realização dos jogos no estádio Barbalhão, desde que sejam adotadas as medidas de segurança necessárias.
A Copa Oeste 2013 acontecerá no período de 17 a 24 de agosto deste ano, com a participação dos selecionados de Santarém e dos municípios vizinhos. Esta é a 12ª edição da Copa que será realizada pela Liga Esportiva de Santarém em parceria com a Seel (Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará).
As candidaturas dos municípios de Óbidos e Altamira ficaram para a Copa Oeste do próximo ano.
Na tarde desta quinta-feira, o presidente da FPF visitou as instalações do estádio Barbalhão acompanhado pelo presidente da Liga Esportiva de Santarém, Silvestre Campinas.

Fonte: O Estado do Tapajós

terça-feira, 21 de maio de 2013

Ximangos se preparam para festividades de Santo Antonio

Padroeiro de Alenquer receberá homenagens de milhares de fiéis.

 
Igreja Matriz Stº Antonio de Alenquer
A família antoniana, paroquiana, fiéis e devotos da comunidade católica do município de Alenquer estão vivenciando os dias que antecedem a festividade do Taumaturgo glorioso Santo Antonio. No período de 30 de maio a 13 de junho, com os ritos tradicionais: Transladação, Círio, ladainha, celebração eucarística, procissão e missa campal, será o ápice das homenagens do Santo que tem o título de Santo casamenteiro.
Em linhas gerais, o pároco em sintonia com a coordenação e as comissões, por sua vez, já deram o ultimato na elaboração da programação da festividade. A mesma tem como principal objetivo renovar a fé cristã através da evangelização, exemplo deixado por Santo Antonio. Para milhares de romeiro, o homenageado representa um elo e uma grande ponte entre Deus e os cristãos.
Isto posto, do lado profano o arraial irá proporcionar ao povo em geral opção de entretenimento, e deleites de degustação de iguarias da época. Na sua essência a tradição católica oferece à população ximango alegria e reencontro de conterrâneo de velhos amigos. Em resumo, peçamos a Deus que a festividade do padroeiro do povo católico, possa efetivamente contribuir com espírito de fraternidade e compreensão. A sociedade por sua vez, necessita da compreensão de todas as pessoas que irão participar da festa, e que o ódio e as mágoas sejam banidas dos corações das pessoas que vão partilhar da segunda maior festa católica do Oeste do Pará.
CONDOLÊNCIA – Na última semana o município de Alenquer se despediu para sempre de um extraordinário professor, exímio cidadão, e um místico ministro da eucaristia. Atendendo o chamado celestial partiu desse mundo um ícone de sabedoria evangélica. Professor Guilherme, como carinhosamente era conhecido, foi detentor de uma ímpar e incomparável fidelidade a Santo Antonio, Maria Santíssima e Deus Trino. Sua partida deixou saudade e uma lacuna irreparável entre seus amigos e familiares. Porém, como prêmio foi recebido no céu onde permanecerá na glória eterna.
 

Fonte: RG 15/O Impacto

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Neste sábado começa o campeonato Alenquerense 2012

O Campeonato Alenquerense da 1ª divisão começará nesse sábado, 05/08 às 16:00 hs, no campo do D.E.R.  O jogo de abertura será entre as equipes do Screth Central e São Cristóvão. No domingo terá a segunda partida entre o Atlético e o time do  Náutico. O trio de arbitragem que vai trabalhar nesse final de semana foi escolhido pelo Antonio Ribeiro, diretor de arbitragem da Liga. Veja a escala:  no jogo de sábado, Raimundo Alves Guimarães será o central, auxiliado por Lenivaldo Pedroso e José Wilson. No domingo o central será o Francisco Miranda, auxiliado por Josimar Farias e José Cléber. A liga Alenquerense também fará reunião com os clubes da segunda divisão para fazer os jogos nos sábado e domingo nas preliminares da Primeirona.

Fonte: Blog do Gil Oliveira

Curta nossa página no facebook CDA no facebook, curta aqui.

sábado, 28 de julho de 2012

LADA e F.P.F capacitam árbitros visando o campeonato que iniciará dia 28.

Foto: Diretores da LADA e o representante da FPF, Mário Ferreira Santana com os árbitros quando da solenidade de entrega de certificados de capacitação.

Dezenove (19) árbitros e árbitras receberam capacitação sobre as dezessete (17) regras aplicadas em uma partida de futebol. O curso foi ministrado pelo ex-árbitro e atual diretor do departamento de interior da Federação Paraense de Futebol – F.P.F, Mário Ferreira Santana.
As aulas teóricas com duração de 18 horas foram realizadas nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio e as práticas no campo do DER.
Na avaliação do presidente da Liga Alenquerense de Desportos Atlética, Walter Araújo, a capacitação foi considera ótima devido à dedicação dos árbitros e árbitras, assim como, a forma como as aulas foram conduzidas pelo representante da F.P.F. “O instrutor é um camarada carismático e humilde, isso contribuiu em muito para que a turma que iniciou chegasse ao final e com muito sucesso”, enfatiza o presidente.
Dentre os participantes, duas mulheres: Cristina Primo e Polyana dos Santos Sousa, além de árbitros da zona rural, que receberam certificados, serão incluídos no quadro de árbitros do interior da F.P.F e receberão carteirinha de árbitro amador com apresentação nacional. A festa de entrega de certificados foi prestigiada por vários desportistas, com o J. Ferro, dentre outros.
A iniciativa da atual diretoria da LADA é a primeira do gênero a ser efetivada no município, antes, árbitros tinham que se deslocar para Santarém ou Belém. A Liga contou com o apoio do Governo Municipal e do setor privado.
Temporada 2012: Aningal Atlético Clube e Esporte Clube Internacional não participarão da competição. O campeonato alenquerense de futebol amador da primeira divisão terá a participação de onze (11) equipes federadas: Náutico Futebol Clube, Independente Esporte Clube, CDA- Clube Esportivo Alenquerense, Esperança Esporte Clube, União Esportiva, Remo Esporte Clube, Progresso Futebol Clube, São Cristovão Futebol Clube, Esporte Clube, Guarany Esporte Clube, Escrete Esporte Clube e Clube Atlético Alenquerense.
Walter Araujo, presidente; Cafu, vice presidente e o diretor de esporte da mentora reuniram com representantes das referidas equipes na sede da colônia de pescadores e pescadoras artesanais Z-28.
“O campeonato será disputado em dois grupos: ‘A’ formado por seis equipes e grupo ‘B’ por cinco equipes, que jogarão com equipes do mesmo grupo, classificando-se quatro para a fase de ‘mata-mata’. Formadas em grupo de quatro jogarão entrelaçadas visando à grande final da competição”, explicou o presidente.
Em seguida foram constituídos os grupos, a saber.
Grupo “A”: Escrete, Atlético, Progresso, São Cristovão, C. D. A e Náutico.
Grupo “B”: Remo, Esperança, Guarany, União e Independente
“Os jogos serão realizados no campo do DER aos sábados pela parte da tarde e aos domingos pela manhã e tarde. Em cada final de semana jogará um grupo e consequentemnete o outro descasa”, concluiu o presidente da Liga. A referida proposta foi aprovada pelos clubes. No mesmo momento o presidente e demais dirigentes realizaram o sorteio das duas primeiras rodadas da competição, veja:
A festa de apresentação das onze (11) equipes será dia 28 do corrente a partir das 14h00min horas no campo do DER. Dirigentes da mentora realizaram o sorteio da primeira fase do torneio.
Ao final do torneio de apresentação será realizado o “Bingão da Liga”, com a finalidade de arrecadar recursos para gratificar os árbitros e árbitras que atuarão na competição. As cartelas estão sendo vendidas pelos próprios clubes participantes da competição. O prêmio um mamote oferta da família Sena.

Matéria Extraída do Jornal O Surubiú.

GOLEADA HISTÓRICA: ANINGAL É CAMPEÃO DA COPA CIDADE DE ALENQUER

Foi realizado no dia 10 de junho a decisão da melhor de três partidas entre Aningal x Internacional.Na primeira partida empate em 0x0,esse jogo era em comemoração ao aniverssario do inter,na segunda no aniverssario do aningal o inter venceu por2x1.e no aniverssario de Alenquer no dia dez de junho foi o tira teima sendo que o inter jogava pelo empate,no final da partida o aningal levou a melhor vencendo com um placar surpreendente de 5x0.o publico novamente provou que ama o nosso futebol e realmente o clássico intergal mexe com a torcida Alenquerense,todos fizeram a festa e deixaram a população ciente que só basta querer faser um pouquinho de esforço pra que nos possamos ter a tradição de volta do maior clássico do nosso município.

Matéria extraída do Blog do Gil Oliveira

terça-feira, 1 de maio de 2012

Inter Joga Água no Chope Tricolor

Internacional - comandado pelos talentosos Wágner e Pideco
A festa era do Aningal Atlético Clube, em comemoração aos 60 do clube, porém, esqueceram de combinar com o convidado, o Internacional Sport Club, que não tomou conhecimento do anfitrião e venceu a partida  no última sábado, 28, no campo do DER. O jogo foi o segundo da série de três que a LADA está promovendo com intúito de resgatar o futebol dos dois maiores clubes do nosso futebol. Na primeira partida, em comeração ao aniversário de 56 anos do Inter, houve um empate sem gols, e na segunda, também em decorrencia do aniversário, dessa vez do tricolor, o Rubro-negro da Luanda venceu por 2 a 1 numa partida emocionante e que o torcedor, novamente, compareceu em massa. A terceira e última partida será dia 10 de junho, dia do aniversário de Alenquer, o Inter sai com a vantagem do empate, já que venceu o último encontro, já o tricolor, precisa da vitória por 2 gols de diferença ou 1 para levar para os pênalts. O jogo será no estádio Heriberto Batista, que segundo informações, está sendo preparado pelos organizadores. Um lindo troféu será ofertado ao campeão.
Mesmo com os experiêntes Buiú e Pretinho Aningal não evitou derrota

sábado, 28 de abril de 2012

Aningal e Internacional Fazem Segunda partida no DER

Numa tentativa de resgatar o super  clássico ximango, a Liga Alenqurense de Desportos Atlético (LADA) organizou três jogos amistosos envolvendo os clubes Aningal e Internacional para este semestre, o primeiro jogo ocorreu  em março passado, na ocasião, o Inter completava 56 anos de fundação e trouxe seu maior rival para festa. Agora é a vez do Aningal, o tricolor fará 60 anos de fundação e retribui a gentileza trazendo o Rubro-negro para sua festa. No primeiro encontro, as duas equipes empataram em “0 a 0” no campo do DER sob o olhar de mais de 4 mil pessoas aproximadamente. Hoje, 28 de abril de 2012,  os clubes entram em campo novamente para a segunda partida, a expectativa é que novamente haja a presença de um grande público no local. O terceiro e último jogo da série, será no dia 10 de junho, dia do aniversário de Alenquer, no estádio Heriberto Batista que deverá ser preparado para receber o clássico.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pacoval rouba a cena e ganha primeiro Torneio Integração

Foto: Eder Melo/ Seleção do Pacoval campeã do Torneio Integração
Uma festa jamais vista no futebol ximango aconteceu nesse ano de 2012 por conta da realização do Torneio Integração, uma competição paralela organizada por um grupo de amigos desportistas,  onde o convidado, a Seleção da comunidade quilombola do Pacoval, "roubou" a festa dos grandes do futebol alenquerense e sagrou-se como o grande campeão do primeiro Torneio Integração da história. Os "bafana-bafana", como foram chamados carinhosamente pelo torcedor alenquerense devido a descendência africana, não tomaram conhecimento do Paysandu e aplicaram 3 a 1 em pleno campo do D.E.R. na manhã do último domingo dia 12.

A Seleção do Pacoval,  veio determinada a vencer a partida e foi superior ao Papão quase que o jogo todo, mostrando muita raça, habilidade e um esquema tático bem definido.  Ao Paysandu, resta amargar em seu curriculum, o vice do marco histórico alcançado por nossos "quilombos" que entraram na competição como convidado devido a desistência do Bela Vista.
Vale ressaltar, a grandeza do Papão  que levou um time bastante jovem e, mesmo assim, levaram a equipe à decisão.

Logo após a partida, os organizadores do evento ofertaram uma grande festa com muito churrasco a todos os clubes que participaram do Torneio.
Nosso blog parabeniza aos organizadores pela iniciativa. Esperamos que dêem continuidade a esse grande projeto de alavancar nosso futebol.

Veja imagens da festa:
Torcedor prestigiando

Jogador do Pacoval em cobrança de corner


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PAPÃO E PACOVAL FAZEM A GRANDE FINAL DO INTEGRAÇÃO

Neste final de semana, 4 e 5, foram conhecido os dois finalistas do Torneio Integração 2012. O Paysandu, formado em sua maioria por garotos da base, passou pelo Screth Central no sábado, e no domingo foi a vez da Seleção do Pacoval surpreender mais uma vez,  venceu o Guarany dos craques Petinho, Buiú e companhia. Curiosamente, os finalistas foram agraciados pela eliminação, ainda na primeira fase, de Progresso e São Cristóvão punidos por infringir as regras do torneio.
A grande final do Torneio Integração, está marcada para o dia 12, a expectativa será de um grande público no campo do D.E.R.
A Comissão Organizadora, liderado por Marcos Carobal, deverá divulgar no decorrer da semana toda a programação da grande final do Torneio.